Reposição Natural na Menopausa.
A menopausa é o fim da menstruação e da fertilidade, e marca o encerramento da fase reprodutiva da mulher. Ocorre, em média, entre os 40 e 55 anos de idade com a ausência de menstruação por mais de 12 meses.
Acontece porque os ovários, que são os órgãos femininos responsáveis pela fertilidade, param de produzir quantidades suficientes de hormônios sexuais como estrogênio e progesterona.
Continue lendo para entender os principais sintomas e melhor tratamento, inclusive métodos naturais.

Sintomas incômodos da Menopausa:
- Sensação de calor extremo (fogachos);
- Suores noturnos;
- Insônia e trocas de turnos para sono durante o dia;
- Alterações de humor;
- Ansiedade e compulsões alimentares;
- Diminuição de desejo sexual (redução da libido);
- Envelhecimento da pele acelerado;
- Ganho de peso (principalmente gordura na barriga);
- Perda de Massa muscular e aumento de flacidez.
- Enfraquecimento com fraturas de ossos (osteoporose);
- Doenças do coração (cardiovasculares);
- Aumento da pressão do sangue (hipertensão);
- Diabetes
Se você se identifica com esses sintomas, saiba que a ajuda de uma nutricionista pode te ajudar a amenizá-los e retomar sua qualidade de vida.

Nutricionista Especialista em Tratar Menopausa
Se você está passando pela menopausa, saiba que uma alimentação orientada por uma nutricionista especializada pode ser uma grande aliada para aliviar os sintomas e promover mais qualidade de vida.
Alessandra Cunha é nutricionista formada pela Universidade Veiga de Almeida desde 2009, Pós graduada em Nutrição Clínica, Metabolismo e Terapia Nutricional pela Universidade Candido Mendes, e também em Fitoterapia Aplicada à Nutrição Clínica pela UFRJ; com ampla experiência em nutrição clínica, fitoterapia e saúde da mulher.
Seu trabalho é focado em oferecer um acompanhamento individualizado, com planos alimentares que ajudam a equilibrar os hormônios, reduzir ondas de calor, melhorar o sono, preservar a massa muscular e fortalecer os ossos – aspectos fundamentais nessa fase da vida.

Além de Plano Alimentar personalizado, Alessandra também orienta o uso responsável de fitoterápicos que podem auxiliar no controle de sintomas como irritabilidade, fadiga e retenção de líquidos, sempre respeitando as necessidades e características de cada paciente.
Se você quer atravessar essa fase com mais saúde, disposição e bem-estar, agende uma consulta e descubra como a nutrição pode ser uma aliada poderosa na menopausa.
Melhor Tratamento para Menopausa

O tratamento tradicional prescrito por médicos, é feito através da reposição dos hormônios estrogênio e progesterona que estão baixos, e em alguns casos também a reposição do hormônio testosterona, de forma sintética (não natural).
Os efeitos da terapia de reposição hormonal não natural variam conforme o medicamento para menopausa. Os efeitos colaterais mais temidos são:
- Aumento do risco de formação de coágulos nas pernas e no pulmão;
- Risco de desenvolver câncer nos casos de mulheres que já têm o histórico ou algum risco detectado por marcadores em exames.
Terapias alternativas e mais seguras são adotadas atualmente através hormônios bioidênticos (fórmula que imita os hormônios sintéticos dos medicamentos prescritas apenas por médicos).
Por que buscar ajuda de uma nutricionista?
Através da Nutrição, com alimentação equilibrada e consumo de alimentos com benefícios na menopausa, chás, fitoterápicos, e a prática de atividade física, é possível aliviar os sintomas da Menopausa e proporcionar uma excelente qualidade de vida.
Seguem alguns dos alimentos, suplementos e fitoterápicos que auxiliam na reposição hormonal natural e que aliviam os sintomas da Menopausa:
- Soja e Isoflavona de soja: a isoflavona é a substância da soja que age de forma parecida com o estrogênio que precisa ser devolvido ao corpo, e através do fitoterápico ou o consumo do próprio alimento, o corpo volta a produzir este hormônio.
- Ginseng: tem componentes que melhoram a libido (desejo sexual) e secura vaginal, o humor, as ondas de calor, insônia, cansaço físico e mental;
- Maca Peruana: é um fitoterápico capaz de repor naturalmente o hormônio testosterona, em casos que este hormônio esteja diminuído, causando principalmente cansaço, secura vaginal e falta de libido (desejo sexual);
- Colágeno: ajuda a repor a elasticidade da pele e fortalecer os ossos;
- Abacate: fruta rica em Ômega 3 e, por isso, ajuda a amenizar as ondas de calor e controla os níveis de colesterol no sangue, o que é bom para a saúde cardíaca;
- Sementes e Oleaginosascomo chia, linhaça, sementes de girassol, castanhas, pistache: ajudam a controlar os níveis do hormônio cortisol e, consequentemente, aliviar o estresse;
- Inhame: é capaz de repor naturalmente o hormônio progesterona, por isso deve ser consumido com frequência na menopausa para evitar principalmente a osteoporose e enfraquecimento dos ossos;
- Cacau: rico do aminoácido triptofano que acalma, alivia o estresse e melhora o humor, pode ser consumido como ingrediente do chocolate. Quanto mais amargo for o chocolate, mais concentração de cacau e triptofano.
Lembrando que cada fitoterápico citado deve ser prescrito na dosagem e orientado corretamente por profissional habilitado, podendo ser Médico ou Nutricionista Especialista em Prescrição de Fitoterápicos como eu.
Não faça o uso por conta própria, procure uma prescrição segura com Profissional Especialista.











Endereço: Estrada dos Três Rios, 1200 – Sala 418 – Freguesia – Rio de Janeiro/RJ CEP 22745-005